Exposição em Santa Teresa

Exposição em Santa Teresa

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pastel sobre papel


Os preços podem variar muito, de acordo com o tamanho e o grau de dificuldade. Esses aí ficariam entre R$ 300, os dois de cima, 200 o do Van Gogh e 120 o feminino. Nenhum deles está comigo, ficam como exemplos de possibilidades. Há inúmeras outras, com o tempo vou pondo, à medida em que for fazendo ou achando as que já fiz, marcadas pelo tempo e pelos esbarros do caminho, pra ampliar essas possibilidades.

O pastel é um bastão de pigmentos aglutinados, que deixa um rastro de pó colorido, com um resultado suave aos olhos, mesmo nos contrastes mais exagerados. Seu problema é a fragilidade. Deve ser transportado com todo cuidado e emoldurado com vidro, assim que possível.  Não dá pra expor na rua, nem é aconselhável ficar transportando com freqüência. No transporte por correio, eu uso um compensado fino como suporte, cortado no tamanho do desenho (ou pintura, acho que o pastel faz o intermediário entre os dois). No caso do pastel, uso dois, com um "amortecedor" na frente da imagem. Isso aumenta um pouco o preço da encomenda, mas garante a chegada sem prejuízos.

Pode-se usar um verniz, pra aumentar a resistência da adesão dos grânulos coloridos ao papel. Mas isso modifica as tonalidades por completo, as de baixo formando uma nova força e vibração, se impondo sobre as de cima. Na hora de fazer o desenho, deve-se levar em conta o uso ou não do verniz.



Índia - pastel seco - 60x38cm

Manu Moreno aos 4 anos - pastel seco - 70x40cm

Homenagem a Vincent Van Gogh - pastel seco - 50x30cm

Paisagem surreal feminina - 35x50cm - pastel a óleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário