Exposição em Santa Teresa

Exposição em Santa Teresa

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pastel sobre papel


Os preços podem variar muito, de acordo com o tamanho e o grau de dificuldade. Esses aí ficariam entre R$ 300, os dois de cima, 200 o do Van Gogh e 120 o feminino. Nenhum deles está comigo, ficam como exemplos de possibilidades. Há inúmeras outras, com o tempo vou pondo, à medida em que for fazendo ou achando as que já fiz, marcadas pelo tempo e pelos esbarros do caminho, pra ampliar essas possibilidades.

O pastel é um bastão de pigmentos aglutinados, que deixa um rastro de pó colorido, com um resultado suave aos olhos, mesmo nos contrastes mais exagerados. Seu problema é a fragilidade. Deve ser transportado com todo cuidado e emoldurado com vidro, assim que possível.  Não dá pra expor na rua, nem é aconselhável ficar transportando com freqüência. No transporte por correio, eu uso um compensado fino como suporte, cortado no tamanho do desenho (ou pintura, acho que o pastel faz o intermediário entre os dois). No caso do pastel, uso dois, com um "amortecedor" na frente da imagem. Isso aumenta um pouco o preço da encomenda, mas garante a chegada sem prejuízos.

Pode-se usar um verniz, pra aumentar a resistência da adesão dos grânulos coloridos ao papel. Mas isso modifica as tonalidades por completo, as de baixo formando uma nova força e vibração, se impondo sobre as de cima. Na hora de fazer o desenho, deve-se levar em conta o uso ou não do verniz.



Índia - pastel seco - 60x38cm

Manu Moreno aos 4 anos - pastel seco - 70x40cm

Homenagem a Vincent Van Gogh - pastel seco - 50x30cm

Paisagem surreal feminina - 35x50cm - pastel a óleo

2 comentários:

  1. Parabéns por seu trabalho Eduardo! Fiquei muito feliz em conhecer.
    Surpresas boas por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por seu trabalho Eduardo! Fiquei muito feliz em conhecer.
    Surpresas boas por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir